31 de mai. de 2011

SEGURANÇA NO LAR

•Guarde os artigos de limpeza, medicamentos e cosméticos fora do alcance das crianças;

•Todos os produtos devem ser devidamente identificados. Se os rótulos estiverem danificados, providencie novas maneiras de identificação;

•Não deixe que as suas crianças brinquem com cosméticos. Um produto que é inofensivo num adulto, pode trazer graves malefícios numa criança;

•No caso de ingestão acidental de qualquer produto, consulte logo o médico;

•Destine um armário em casa para os medicamentos e mantenha-o, sempre, fechado à chave, nunca deixando a chave na fechadura;

•Nunca transfira um produto de limpeza para uma embalagem de água ou refrigerante. Mantenha sempre estes produtos na embalagem original com a rotulagem apropriada e os fechos de segurança operacionais.

Fonte: Factor Segurança (www.factor-segur.pt)
Imagem: FreeDigitalPhotos.net

26 de mai. de 2011

Dor no pescoço é vice–campeã de reclamações no trabalho

Data: 21/05/2011 / Fonte: Portal Viver Melhor

São Paulo/SP - A dor no pescoço é vice-campeã de reclamações nos locais de trabalho. A campeã é a dor nas costas. Nos Estados Unidos, por exemplo, pacientes crônicos têm direito a reduzir atividades que possam agravar o quadro e a acomodações apropriadas no ambiente profissional. De acordo com o ortopedista Gilberto Anauate, do Hospital Santa Paula (SP), a dor no pescoço não é causada apenas pela má postura, podendo ser um problema emocional.

"O estresse pode ser o grande vilão da cervicalgia em grande parte dos casos. Os músculos localizados atrás do pescoço têm de estar sempre tensos para suportar a parte de cima do corpo. Quando eles trabalham além da conta, sofrendo contrações constantes de fundo nervoso, a dor é inevitável. Inclusive, pode ser irradiada para os ombros ou ainda resultar em dor de cabeça", diz o médico.

O ortopedista afirma que, por apresentar grande mobilidade em relação ao restante da coluna, a região cervical está mais sujeita a dores e contraturas musculares devido à friagem e, principalmente, episódios de alta tensão psicológica. Uma vez diagnosticada a raiz do problema, Anauate orienta o paciente a buscar ajuda especializada.

"Cada vez mais surgem recursos terapêuticos que podem amenizar a dor no pescoço. O paciente pode ser orientado a seguir um tratamento à base de anti-inflamatórios e relaxantes musculares, ou mesmo a buscar terapias complementares, como a acupuntura. O ideal é que seja feita uma investigação personalizada". O médico faz ainda um alerta: "Ninguém pode se acostumar com a dor. Se ela começar a irradiar para os braços, ou se o paciente começar a sentir `pinçadas’ no pescoço, é necessário uma investigação diagnóstica mais detalhada".

2 de mai. de 2011

PAE - PLANO DE AÇÃO EMERGENCIAL - Localidades onde existem soro antiofídico, antiescorpiônico e antiaracnídeo na GRN




O Plano de Ação Emergencial – PAE é um processo intervencionista através do qual os empregados são assistidos desde o momento inicial da ocorrência de um acidente ou mal súbito, até seu atendimento e tratamento numa instituição de saúde especializada.

Tem como objetivo capacitar os empregados da Chesf que desenvolvem atividades em Usinas- US, Subestações – SE, Linhas de Transmissão – LT e Telecom, objetivando prestar primeiros socorros em casos de acidente e mal súbito, e obedecer aos protocolos de saúde para a remoção e atendimento na rede hospitalar. Esta capacitação é feita através de treinamentos teórico-práticos com simulação de acidente, sendo obrigatórios para todos os empregados que trabalham na manutenção e operação de sistema elétrico de potência. Os empregados são certificados e precisam fazer reciclagem a cada 2 anos.

O PAE pretende proporcionar maior eficiência e agilidade para o atendimento ao empregado acidentado / mal-súbito, minimizando as lesões ou agravamentos decorrentes de um atendimento inadequado, contribuindo para aumentar a consciência dos empregados quanto aos riscos presentes em suas atividades diárias e suas conseqüências possíveis, frente a um acidente.
Além disto, padroniza os procedimentos de atendimento, proporcionando maior segurança aos empregados e contribui para a boa imagem da empresa quanto à valorização da vida e do ser humano.

O PAE da GRN tem em seu plano uma ampla rede hospitalar de apoio, onde constam todos os hospitais de referência e contra-referência dos estado do Ceará, adjancências de Mossoró e Coremas na Paraíba, além de outras localidades onde existem SEs adscritas na Regional Norte: região metropolitana de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Banabuiú, Russas, Icó, Tauá,e em toda a região do Cariri (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo), que atendem aos empregados lotados na SE Milagres.

No Plano de Atendimento ao Empregado Acidentado da GRN estão os endereços dos hospitais de referência para onde o empregado acidentado deverá ser encaminhado conforme o tipo de acidente.

Foi solicitado pela CIPA Fortaleza a lista dos hospitais que atendem para o caso de acidentes de animais peçonhentos (hospitais que possuem soro antiofídico, antiescorpiônico e antiaracnídeo). Segue a listagem:

FORTALEZA
IJF - Instituto Dr. José Frota - Ceatox - (85) 3255-5050

CAUÍPE
IJF - Instituto Dr. José Frota - Ceatox - (85) 3255-5050

MOSSORÓ
Hospital Tarcício Maia - (84) 3315-3416

BANABUIÚ
Hospital Senador Carlos Jereissate - (88) 3426-1313

RUSSAS
Hospital Casa de Saúde de Russas - (88) 3411-0147

ICÓ
Hospital regional de Icó - (88)3561-5244 e (88) 3561-2343

SOBRAL
Santa Casa de Sobral - (88) 3677-1918 e (88) 3677-1622

COREMAS
Hospital estevão Marinho - (83) 3433-1444

MILAGRES
Hospital Madre Rosa Gattorno - (88) 9631-5778
Hospital Geral de Brejo Santo - (88) 3531-1082

QUIXADÁ
Hospital Eudázio Barroso - (88) 3412-8556 ou (88) 3412-2510

TAUÁ

Hospital Regional de Tauá - (88) 3437-1510 ou (88) 3437-3737 ou (88) 3437-1737

Para maiores informações sobre o PAE e sobre os locais de atendimento de emergências, procure a Coordenadora do PAE e da Saúde Ocupacional na GRN, Dra. Ticiana Gularte, através do telefone 762-2186 ou do e-mail ticianag@chesf.gov.br.








O SAL E A PRESSÃO ARTERIAL



O que é Sal?

O sal é um mineral composto por dois elementos principais: o sódio (Na+) e o cloro (Cl-), que se juntam formando o cloreto de sódio. Apenas 5% do sal recolhido do mar e fabricado para ser utilizado para consumo humano. O restante vai para a indústria, servindo para fabricar papel, tecidos, cosméticos, tinturas, detergentes, remédios, etc. Desta forma, o sal é necessário e essencial para manter a vida.

Quais as funções do sódio em nosso organismo?

Controlar o equilíbrio da água;
Contribuir para transmitir os impulsos nervosos do cérebro para todo o corpo;
Permitir a contração muscular ;
Participar da regulação do ritmo do coração;

Como o sódio provoca aumento da pressão arterial?

Quando se come uma comida com muito sal, a primeira reação fisiológica do nosso organismo é a sede. A ingestão excessiva de sal faz aumentar a quantidade de sódio no sangue e este sódio deverá ser excretado pelos rins. O mecanismo de compensação do organismo através da sede é justamente para equilibrar a quantidade de sódio presente em nosso sangue e não sobrecarregar a função renal. Então, cada vez que se consome mais sal, cada vez mais sódio está sendo consumido e cada vez precisamos beber mais água para manter o equilíbrio entre sódio (Na+) e água (H²O). Porém, o grande problema é que nunca fazemos o correto equilíbrio entre o sal e a água e nos esquecemos de beber a quantidade necessária de água durante o dia.


Desta maneira, com o sódio aumentado no sangue, e não bebendo água, complicados mecanismos hormonais entram em ação na tentativa de equilibrar as águas corporais. Se este equilíbrio não ocorrer, o organismo vai ter que tirar água de dentro das células, provocando desidratação e risco de morte. O aumento do volume de sangue por causa do aumento da quantidade de água (para diluir o sódio) é que faz aumentar a pressão dentro das artérias (pressão arterial). E la vai a pressão arterial para as nuvens!!!

Como as artérias e veias não podem deixar o sangue sair e inundar o nosso corpo, a quantidade aumentada de líquidos fica presa e aumenta a pressão dentro das artérias, provocando a hipertensão arterial. A pressão alta dentro das artérias vai machucando suas paredes, que podem se romper (derrame) ou entupir (infarto).

Qual a quantidade recomendada de sal na alimentação?

A Organização Mundial da Saúde - OMS e a Agência de Vigilância Sanitária - ANVISA determina que a quantidade máxima de sal que cada adulto deve comer por dia é igual a 6 gramas contém cerca de 2,4 gramas de Sódio, o que é o recomendável para ingestão diária (equivale a duas colheres de chá de sal por dia). Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, pessoas hipertensas devem reduzir essa quantidade para 4 gramas (pouco mais que uma colher de chá de sal por dia), consumindo uma quantidade menor de sódio.


Porém, não podemos esquecer que todo os alimentos de comemos possuem sódio e temos que estar atentos às quantidades de sódio que ingerimos por dia, especialmente nos alimentos industrializados, pois seu excesso pode levar à Hipertensão arterial.
Estudos mostram que no Brasil cada pessoa ingere em torno de 10 gramas de sal por dia, o dobro da quantidade recomendada. Se você é daqueles que consome muito sanduíches, batata frita, salgadinhos e comida industrializada, a quantidade de sódio pode chegar a 20 gramas por dia, ou mais. Um único sanduíche pode ter 80% do sal que você pode ingerir por dia.


Além disso, 10 gramas de sal obrigam o organismo a reter 1 litro de água, todos os dias o que aumenta o volume de sangue circulante, obrigando o coração a trabalhar com mais força, que aumenta a pressão arterial, e tudo o mais que você já sabe.

O que eu posso fazer para controlar o sal/sódio na alimentação?

Existem duas atitudes que a gente pode começar a tomar a partir de agora:

1 -Eliminar o uso do saleiro.

2 - Ler as informações nutricionais dos produtos que compra.

Informações Nutricionais (estão nas embalagens dos alimentos, geralmente com uma letra muito pequena, mas insista!)

Qual o mal que o excesso de sal fará para minha saúde?

O consumo em excesso pode causar muitos problemas graves à saúde: dentre eles, o aumento da pressão arterial (hipertensão), problemas cardiovasculares e renais e, também, retenção de líquido pelo organismo, aumentando o ganho de peso. Por isso, é importante moderar o consumo do sal de cozinha e de outros alimentos que contenham o mineral.
Pesquisas científicas já comprovaram a relação direta entre o consumo de sal e a hipertensão arterial, um dos grandes males de saúde pública no mundo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Stanford em março mostrou que se a quantidade de sal fosse reduzida em 9,5%, milhares de vidas seriam poupadas.

O consumo elevado de sal por hipertensos pode alterar os padrões estruturais e hemodinâmicos da artéria carótida (vasos sanguíneos que levam sangue arterial do coração para o cérebro), contribuindo para um maior risco cardiovascular. Entre os prejuízos para o coração, o excesso de sal também aumenta o risco de infarto (veja na figura a explicação conforme USP-SP) e derrames.

Como conviver com o sal sem prejudicar minha saúde?

Dê sumiço no saleiro!!! Não deixe as crianças usarem, nem dê o exemplo. O consumo de sal está inteiramente ligado aos hábitos alimentares adquiridos desde a infância e hoje com a quantidade de comida industrializada que consumimos, perdemos a noção do tanto de sódio que estamos ingerindo.

Prefira alimentos frescos. Aprenda a usar e abusar dos temperos naturais: alho, cebola, manjericão, alecrim, orégano, salsinha, tomilho, cebolinha, hortelã, curry e outros.
Evite conservas (azeitonas, picles, patê, palmito, etc.), enlatados, alimentos em pó (sopas, temperos), caldos em cubos, embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, salame, presunto), carnes salgadas e comidas de fast food.

Leia as informações nutricionais e decida se você quer aquela quantidade de sal na sua vida (Não esqueça de verificar se tem glutamato monossódico, porque isto é sódio também).

Cuidado com os “salgadinhos” aperitivos (biscoitos, amendoins, batata frita, etc.) e com qualquer outro tipo de alimento pronto.

Um artigo publicado em março de 2011 no Current Hypertension Reports, refere que tal como defendemos na nossa prática clínica, além do sódio (consumo de sal) há outros aspectos importantes no combate não farmacológico da hipertensão. O aumento de alimentos ricos em potássio ajuda na diminuição da pressão arterial.


Esta diminuição foi encontrada em estudos observacionais, ensaios clínicos e meta-análises. Tenham ou não deficiência de potássio no inicio do estudo, o efeito de diminuição da pressão arterial foi notado em hipertensos e em indivíduos saudáveis.
A diminuição da pressão arterial reduz o risco de acidente vascular cerebral (AVC), doença coronária, infarto do miocárdio e outros eventos cardiovasculares. Aumentar o consumo de potássio é por isso uma forma de mudança de hábito alimentar para prevenir as doença no coração.


Comentários:
- A alimentação é uma arma que está a alcance de todos usar.
- O potássio é encontrado em abundância em muitos alimentos, e é especialmente fácil de obter em frutas e legumes. Exemplos de boas fontes: acelga, cogumelos, espinafres, couve, couve de bruxelas, brócolos, abóbora, beringela, melão, tomate, salsa, pepino, pimentão, açafrão, damascos, raiz de gengibre, morango, abacate, banana, atum, linguado, couve-flor.
Outra dica importante: Para manter o coração saudável e controlar a pressão arterial, não esqueça também de fazer exercícios.

Fontes:
1. Ministério da Saúde
2. Organização Mundial da Saúde - OMS
3. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA
4. Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
5. The Importance of Potassium in Managing Hypertension; Houston MC; Current Hypertension Reports (Mar 2011)