31 de jan. de 2011

Entenda mais sobre o Colesterol

O que é o Colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. Ele é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% são provenientes da dieta.


Por que é importante entender o colesterol?

Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame).Portanto o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Quais são os tipos de colesterol?

Existem 2 tipos de colesterol no sangue. O LDL colesterol (low density lipoprotein) e o O HDL colesterol (high density lipoprotein). O LDL-C também chamado de "mau" colesterol é quem promove o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quanto maior o LDL-C, maior o risco de problemas.O HDL-C, também chamado de "bom" colesterol, transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes. Fornece proteção contra a arteriosclerose e, se o seu nível está baixo, o risco de doença cardiovascular aumenta.

Quais os níveis adequados de colesterol no sangue?


Quem deve dosar o colesterol?

Todos os adultos acima de 20 anos e qualquer pessoa com antecedentes familiares ou que já apresentou alguma manifestação de arteriosclerose ou problemas coronarianos.


Quais são as causas do aumento do nível de colesterol ruim (LDL-c)?

Existem uma série de fatores que promovem elevação do colesterol. Alguns são modificáveis, pois relacionam-se ao estilo de vida do indivíduo (dieta ou exercício, por exemplo). Outros são inerentes e não podem ser modificados (hereditariedade).

Quais os alimentos que produzem aumento de colesterol LDL-c (Ruim)?


Só encontramos colesterol nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Assim o colesterol está presente em todas as carnes e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, leite e seus derivados.


Outras fontes de gordura saturada:


• Alimentos industrializados: bolos, biscoitos, chocolates, tortas, sorvetes.
• Alimentos vegetais: côco, banha de côco, azeite de dendê. As gorduras insaturadas ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas e engordar devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas. Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol.

Alguns fatores que você pode controlar:


Exercícios

Exercícios aeróbicos são uma forma de aumentar o HDL-C e reduzir o LDL-C, perder peso e controlar a pressão arterial.Discuta com o seu médico qual o melhor exercício para você.

Dieta balanceada
O excesso de peso, especialmente a gordura abdominal (barriga), aumenta uma outra substância gordurosa chamada triglicérides. Além disso reduz o nível de HDL-C e aumenta o LDL-C.


Peso

O excesso de peso tende a aumentar o seu nível de LDL ("mau") colesterol. A perda de peso pode ajudar a diminuir o LDL-C e aumentar os níveis de HDL ("bom") colesterol.

Fatores que você não pode controlar:

Sexo
Homens têm maior risco de apresentar colesterol elevado que as mulheres. Mas depois da menopausa, o LDL-C da mulher aumenta e o HDL-C diminui.

Idade
O colesterol aumenta com a idade. Nos homens isso ocorre a partir dos 45 anos e nas mulheres a partir dos 55 anos

Hereditariedade
Os genes podem influenciar o nível do LDL ("mau") colesterol através da velocidade com que o mesmo é produzido e removido do sangue.

Será que o meu nível de colesterol é alto?

Normalmente a elevação dos níveis do colesterol não provoca sintomas. O primeiro sinal pode ser um ataque do coração. A única forma de saber o seu colesterol é através de exame de sangue. Faça sempre seus exames de rotina em dia.

Como posso controlar o meu colesterol?

Através de uma alimentação balanceada, da perda de peso (se você for obeso) e da realização de exercícios físicos você estará colaborando para que o seu colesterol esteja dentro dos níveis normais. Lembre-se, entretanto, que qualquer uma destas condutas só poderá ser tomada junto com o seu médico.

Às vezes, apesar de tudo isso, o colesterol pode permanecer elevado. Poderá então ser necessária a administração de algum medicamento redutor de colesterol, que somente poderá ser prescrito pelo seu médico.

Por quanto tempo deve ser feito o tratamento?

De forma semelhante a de outros problemas crônicos, como diabetes e hipertensão, o tratamento das alterações do colesterol deve ser mantido por toda a vida. Tanto os cuidados com a alimentação e exercícios, como o uso de medicamentos, deverão ser empregados por tempo indeterminado.

Quais os riscos do colesterol LDL-c alto?

Vários fatores podem ser responsáveis pelo colesterol LDL-c alto, entre eles estão:

Aumento do risco de doenças no coraçãoArteriosclerose - uma condição em que gordura e colesterol se depositam nas paredes das artérias formando a placa de ateroma ou aterosclerótica.Com o tempo essas placas estreitam as artérias e pode produzir sintomas como angina (dor no peito), hipertensão arterial e até ataques cardíacos (infarto) se por acaso esta placa se transforma num trombo e ocluir a artéria coronária, ou ir para o cérebro e ocluir alguma arteria cerebral e causa o chamado AVC.





Quais os fatores de risco e a influência no colesterol?


Quadro 1: Fatores de risco para doença cardiovascular que modificam os valores desejáveis de LDL-colesterol.



Tabela 2: Três categorias de risco que modificam valores desejáveis de LDL-colesterol.


Altos níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL-C) pode ajudar a proteger os idosos com doença de Alzheimer (DA) de início tardio.



Um novo estudo, publicado na revista Archives of Neurology (Editorial 05/01/2011), analisou a associação de lipídeos e Doença de Alzheimer (DA) em 1.130 indivíduos com 65 anos, sem histórico de demência ou disfunção cognitiva no início do estudo. Durante os períodos de acompanhamento de 89 casos de provável Doença de Alzheimer (DA) foram diagnosticados e 12 casos da doença confirmados. Em comparação com indivíduos que não desenvolveram a demência, apresentaram o diagnóstico provável e confirmado aqueles que tinham uma maior probabilidade de ser latino-americanos e uma maior prevalência de diabetes no início do estudo.

Altos níveis de HDL-C (definida como> 55 mg / dl) foram associados como menor risco de DA. Níveis elevados de colesterol total, não HDL-C, colesterol e lipoproteína de baixa densidade também foram associados com um risco reduzido de Alzheimer. No entanto, essas associações se tornaram importantes após o ajuste para fatores de risco vascular ou terapia hipolipemiante (redutor de lipídios). Os resultados de testes adicionais sobre os níveis de lipídeos não sugeriram demência vascular também em pessoas com um maior nível de HDL-C, o qual foi associado, portanto com um risco reduzido de demência vascular.




Para manter-se sempre saudável e com as taxas de colesterol nos valores recomendados o que vale mesmo é se cuidar e prevenir-se:


1. Dieta hipossódica (com pouco sal) e Hipocalórica (sem excesso de calorias);
2. Redução de sobrepeso e obesidade e manutenção do IMC na faixa normal;
3. Prática de exercícios físicos aeróbicos (de baixa intensidade e longa duração) ou isotônicos (com grande movimentação dos membros). Sedentários devem procurar um cardiologista antes de iniciar qualquer tipo de exercício;
4. Dieta balanceada rica em vegetais, frutas frescas e secos, vários tipos de cereais e castanhas e azeite de oliva ajudam a aumentar o bom colesterol (HDL-c);
5. Reduzir a ingesta de gorduras saturadas e colesterol ruim (frituras, refrigerantes, condimentos, conservantes, carnes gordas, etc);
Medir periodicamente a pressão arterial e tratar o diabetes (quando for o caso);
6. Eliminar ou reduzir o fumo e, nos casos de mulheres hipertensas, eliminar o uso de contraceptivos orais (são uma bomba para o coração quando associados ao cigarro);
7. Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas; Realizar sempre os exames médicos periódicos em dia e participar dos programas de saúde e qualidade de vida da empresa


Fontes:
1. Novartis - Colesterol o que é
2.
[Arch Neurol 2010, 67: 1491-1497 ] Reitz C, Tang MX, Schupf N, Manly JJ, Mayeux R y Luchsinger JA


Vacina contra gripe

Informamos que aquelas pessoas que ainda não se vacinaram contra gripe comum e H1N1 em 2010, ainda estamos disponibilizando a vacina somente até o dia 18 de fevereiro. A previsão para a campanha de vacinação de 2011 é para abril/maio (nova vacina).

Saliento que devido ao período chuvoso é importante realizar esta imunização, uma vez que o índice de gripes cresce nesta estação.

Além disso, a vacinação está aberta também para terceirizados e dependentes.

Quem tiver interesse procure a Unidade de Saúde Ocupacional ou ligue 762-2186

18 de jan. de 2011

Empresa pode vasculhar computador usado por empregado

Você sabia? Não? Então fique atento a suas ações...

É direito e dever do empregador manter vigilância sobre tudo o que acontece no local de trabalho, inclusive vigiar os computadores usados pelos funcionários. Com base neste entendimento, a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo) aceitou como prova válida de falta grave e-mails e documentos encontrados em computador da empresa.

Internet e Tecnologia tornam-se prioridades jurídicas

POR OMAR KAMINSKI

Este texto sobre Direito da Informática faz parte da Retrospectiva 2010, série de artigos sobre os principais fatos nas diferentes áreas do Direito e esferas da Justiça ocorridos no ano que terminou.

Redes sociais
Vários tribunais estreitaram relações com as redes sociais, em especial o Youtube, para vídeos, e o Twitter, para notícias e informações sobre os serviços. Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho e Tribunal Superior Eleitoral fazem uso corriqueiro e noticioso da ferramenta, além do Conselho Nacional de Justiça, Tribunal Regional Federal da 4ª Região e Tribunal Regional Federal da 5ª Região, pelo menos 14 Tribunais Regionais do Trabalho e 12 Tribunais de Justiça. Como base, o STF anunciou em março 10 mil seguidores, atualmente são mais de 60 mil. Em novembro o STJ anunciava 21 mil seguidores.

O Orkut, apesar do franco declínio frente ao crescente Facebook, continua objeto de centenas de ações judiciais em trâmite em praticamente todos os estados, visando muitas vezes a responsabilização de seu detentor, o Google — que deve ser, de longe, a empresa de internet mais processada no Brasil. Em vista disso, ...

Leia o texto na íntegra aqui: http://www.conjur.com.br/2011-jan-06/retrospectiva-2010-usar-processo-eletronico-tarefa-exploratoria#autores

Definições: Malware

O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computadoralheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador,worms, trojan horses (cavalos de troia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.

Definições: Botnets

Uma botnet é uma coleção de agentes de software ou bots que executam autonomamente e automaticamente. O termo é geralmente associado com o uso de software malicioso, mas também pode se referir a uma rede de computadores utilizando software de computação distribuída.

O perigo de se automedicar baseado em internet

Um levantamento revela: 80% dos internautas brasileiros usam a rede para buscar e trocar informações sobre saúde. Mas especialistas alertam que esse hábito pode atrapalhar o diagnóstico de doenças. E estimular a perigosa automedicação.



Trojan se esconde por trás de PowerPoint com posições do Kamasutra

Especialistas da Sophos alertaram para um novo malware em circulação, um cavalo-de-tróia que chega com o nome de Real kamasutra.pps.exe e se esconde por trás de uma apresentação PowerPoint do livro de posições sexuais Kamasutra.

Usuários mais atentos perceberão, pelo nome, que o arquivo não se trata de uma apresentação (.pps), mas sim de um executável (.exe). Mas caso o Windows esteja configurado para esconder extensões de arquivos conhecidos, tudo que o usuário verá é apenas o nome Real kamasutra.pps.

Mais curioso é que o trojan realmente abre a apresentação do kamasutra, com treze slides de diferentes posições. Mas, por trás o que o está acontecendo é mais nefasto: uma porta é aberta em seu computador para que os cibercriminosos responsáveis pela praga controlem seu computador, o que pode ser usado para enviar spam, administrar ataques remotos a partir de sua máquina ou roubar seus dados.


Fonte: http://defesadigital.uol.com.br/noticias/malware/trojan-se-esconde-por-tras-de-powerpoint-com-posicoes-do-kamasutra.html

Principais tendências de ameaças para 2011

A firma de segurança ESET, responsável pelo antivírus NOD32, divulgou suas previsões do que devem ser as maiores ameaças de 2011. De acordo com a empresa, este ano deve vir acompanhado de uma evolução das redes zumbi e do malware multiplataforma.

De acordo com o laboratório latino-americano da ESET, em novembro de 2010 foram detectadas 5.500 botnets (o nome dado às redes zumbi). Com a popularização de tais redes do mal, os especialistas acreditam que a maioria dos usuários infectados com qualquer tipo de código malicioso acabe integrando estas redes lucrativas aos cibercriminosos.

As pragas multiplataformas devem ganhar mais espaço. Com este tipo de “solução”, os cibercriminosos conseguem expandir seus ataques para além do Windows, afetando usuários de Linux e Mac OS X, além de plataformas móveis.

A última recomendação dos especialistas é tomar cuidado com a disseminação de malware nas redes sociais e sistemas de busca. Com técnicas de otimização de resultados (SEO), cibercriminosos batalham espaço privilegiado em divulgação para veicular links maliciosos em páginas de resultado.

A recomendação é a de sempre, abrir o olho, desconfiar e tomar cuidado. Ter uma boa solução de antivírus instalada e atualizada é imperativo.


Fonte: http://defesadigital.uol.com.br/noticias/malware/eset-alerta-para-as-principais-tendencias-de-ameacas-em-2011.html

4 de jan. de 2011

Previsão do Tempo



















Se ligue! No trânsito desligue o celular.

Respeite a Preferêncial

Cuide das suas Crianças

CIPA GRN


Missão
Garantir o bem estar e a qualidade de vida do trabalhador, com ações de preservação da sua saude física e mental.

Visão
A CIPA - GRN acredita que a saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças, levando-se em conta que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas também por seus atributos mentais, espirituais e morais; e por sua adaptação ao meio que vive.

Integrantes
Titulares
FLÁVIA de Fátima Oliveira Velho(Pres) - flaviav@chesf.gov.br
José LIRA de Vasconcelos - jlvfilho@chesf.gov.br
JOSÉ LUIZ Guimarães Gouvea - jlgouvea@chesf.gov.br
LUCIANA de Paula Fonseca - lucianaf@chesf.gov.br
NICODEMOS do Nascimento Lima - nlima@chesf.gov.br
RONALDO José de Carvalho - ronaldoj@chesf.gov.br
STÊNIO Preira de Queiroz - steniop@chesf.gov.br
TICIANA Menezes Gularte (Vice-Pres) - ticianag@chesf.gov.br
   
Suplentes
ANDRÉ Jaime B. da Costa - andrejb@chesf.gov.br
FÁBIO Silva Andrade - fabios@chesf.gov.br
JOAQUIM Sérgio G. Lemos Dantas - joaquimd@chesf.gov.br
Maria TELMA Vasconcelos - telmav@chesf.gov.br
SÉRGIO Mota de Aguiar - sergioma@chesf.gov.br
WILTON Oliveira Matos - wmatos@chesf.gov.br

Secretária / Substituta
Maria TELMA Vasconcelos - telmav@chesf.gov.br
TICIANA Menezes Gularte (Vice-Pres) - ticianag@chesf.gov.br